top of page

Como é a primeira sessão de fisioterapia?

Atualizado: 14 de jun. de 2022

É muito comum que as pessoas cheguem à primeira sessão de fisioterapia apenas com o encaminhamento médico e sem saber como será o tratamento com o fisioterapeuta.



Fisioterapeuta é médico? Quem prescreve o tratamento? O fisioterapeuta vai fazer exatamente o que o meu médico indicou?


Essas e outras dúvidas são muito comuns desde o primeiro atendimento na fisioterapia.


Saiba como funciona o primeiro contato com o fisioterapeuta já que este atendimento vai direcionar toda sua jornada de tratamento.


Saiba como é a primeira sessão de fisioterapia:


A primeira sessão é a mais importante e indispensável do tratamento na fisioterapia.

É na primeira sessão que ocorre a avaliação, que e é a etapa mais importante do processo. Todo sucesso do tratamento depende deste primeiro atendimento que precisa ser minucioso e criterioso.





Sua primeira avaliação conosco é gratuita!


Muitos pacientes chegam à primeira sessão de fisioterapia apenas com o encaminhamento médico e sem saber como será o tratamento com o fisioterapeuta.


Alguns até acreditam que o fisioterapeuta irá agir de acordo com as demandas médicas mas, na verdade, o fisioterapeuta é um profissional independente e somente ele é capaz de prescrever condutas fisioterapêuticas.

O que ocorre na avaliação médica é que o médico identifica a necessidade de um tratamento fisioterapêutico e encaminha para que este profissional direcione um tratamento adequado.



Por isso, quando encaminhado para a fisioterapia, você será avaliado e diagnosticado por um profissional fisioterapeuta e terá todo o seu tratamento prescrito e executado por este profissional.


O que avaliamos na primeira sessão de fisioterapia e como avaliamos:


1) Histórico de saúde do paciente:


É de suma importância que se conheça o histórico de saúde do paciente para entender sobre seus hábitos, doenças, medicamentos que toma, tratamentos que fez ou está fazendo, mesmo que seja de outra área da saúde como tratamentos relativos à psicologia ou nutrição.


Tudo o que faz parte do histórico de saúde e preferências do paciente é relevante para o nosso atendimento.

Um paciente com hábitos sedentários terá uma disposição diferente de um paciente que pratica esporte mas veio reabilitar de uma lesão, por exemplo. E esses detalhes somam informações relevantes na hora de prescrever o tratamento que irá sempre respeitar e priorizar a diferença de cada indivíduo.


O histórico nos dá uma base para sinalizar possíveis fatores de riscos e nos ajuda também na prevenção de agravos no quadro de saúde do paciente.


Por isso, traga exames, laudos e a indicação médica, se houver.


Conhecendo o paciente e as patologias que fazem parte do universo dele, podemos traçar o melhor tratamento, feito sob medida, que trará os melhores resultados e sucesso ao fim da terapia.


2) Exame físico


Além de saber o histórico, precisamos avaliar a sua condição física atual para identificar como os sintomas afetam o seu corpo.

  • Quais áreas de dor?

  • Como a sua mobilidade está afetada?

  • A parte cognitiva está intacta ou deficiente?

A partir de perguntas como essa começamos a traçar um plano de tratamento seguindo os dados coletados até então.



3) Prescrição do tratamento


Conhecendo o histórico de saúde do paciente, realizando o teste físico para avaliar suas funções atuais, poderemos então traçar o tratamento fisioterapêutico com combinações de técnicas e exercícios que serão selecionados de acordo com as suas necessidades específicas.


O foco de todo tratamento na fisioterapia visa o desenvolvimento e/ou reabilitação de funções do corpo para que o paciente tenha o máximo de autonomia e independência para realizar suas funções cotidianas.


Como atendemos diversos públicos (crianças, adultos e idosos) com as mais variadas patologias e combinações de patologias e disfunções, não podemos traçar um protocolo único para todos os pacientes.


Mesmo os pacientes com a mesma patologia terão respostas diferentes aos tratamentos e isso precisa ser respeitado desde o primeiro momento.


Levando em consideração que cada paciente é único, só é possível traçar um plano de tratamento de sucesso se atendermos às demandas de saúde que são únicas. Realizando um atendimento por vez, com foco total na vida que está diante de nós, acreditamos que é cada vez mais possível alcançar resultados melhores.

Dentro das possibilidades de tratamento que oferecemos, temos:

  • Therasuit (Protocolo de tratamento de desordens neurofuncionais)

  • Analgesia (Laser)

  • Cinesioterapia (Exercícios)

  • Técnicas de terapia manual (Quiropraxia, Liberação miofascial)

  • Dry needling (agulhamento seco)

  • Equoterapia (Realizada em parceria com a Estância Tordilha, a equoterapia utiliza o cavalo com fins terapêuticos promovendo ganhos físicos como coordenação motora, tônus muscular, força e psicológicos como autoestima, coragem e disciplina)

Todo tratamento prescrito precisa do engajamento do paciente e familiares para que tenhamos sucesso nos resultados.


Portanto, se você ficou com dúvidas durante seu atendimento conosco, faça perguntas, se informe para que possamos eliminar possíveis inseguranças sobre o seu tratamento.


A melhor equipe de fisioterapeutas de Indaiatuba você encontra aqui na Clínica de Fisioterapia Haiquel Abjaude.


Sua primeira avaliação conosco é gratuita!

1.710 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page