Como saber se você precisa de fisioterapia

Como saber se você precisa de fisioterapia

Atualizado: 22 de jun. de 2021

Entenda alguns sinais que podem te levar a procurar um fisioterapeuta e saiba como reconhecer o que pode te levar a precisar se consultar com um fisioterapeuta.

Para começar, saiba que...

o fisioterapeuta não é aquele profissional que você deve procurar apenas quando o médico encaminha em razão de alguma fratura ou trauma.

A fisioterapia é uma área da saúde que atua com base em evidências científicas e só pode atuar como fisioterapeuta profissional formado em curso superior de fisioterapia reconhecido pelo MEC e é obrigatório ter registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO).

Além disso, o fisioterapeuta é profissional de primeiro contato, ou seja, não é necessário ter encaminhamento médico para marcar uma consulta com fisioterapeuta, salvo o caso de alguns planos de saúde que exigem esse encaminhamento médico. Porém, para atendimento particular não é necessário.

Sem falar que a fisioterapia atua no tratamento e prevenção de doenças, lesões, decorrentes de fraturas, má-formação ou vícios de postura. Ou seja, nada de reduzir a fisioterapia apenas à reabilitação de pacientes.

Na reabilitação, tratamos do paciente que perdeu movimentos, mobilidade, funções em detrimento de alguma outra ação, como os pacientes que precisam reabilitar pós AVE (Acidente Vascular Encefálico). Mas, na prevenção, podemos trabalhar diversas funções do corpo para não chegar ao ponto de ter que reabilitar e, inclusive, manter as funções saudáveis do corpo.

Veja aqui 6 sinais que podem indicar que você deve procurar um fisioterapeuta:

1️⃣ Correção postural - problemas de postura, além de causar dor, podem interferir no equilíbrio do corpo e gerar problemas mais graves quando não há intervenção com antecedência.

2️⃣Não aguenta mais os problemas respiratórias de sempre - Se você tem asma, bronquite ou qualquer outra doença que cause insuficiência respiratória como a pneumonia e a tuberculose é possível prevenir e recuperar a qualidade da respiração com a fisioterapia.

3️⃣ Sente dor muscular constantemente - A terapia manual pode ser ideal para o caso de dores musculares no pescoço, nos ombros ou em outras regiões tensionadas. Além de tratar a dor, recuperar os movimentos, a terapia manual ainda pode ser um ótimo momento de relaxamento do corpo.

4️⃣ Os problemas comuns da terceira idade começaram a aparecer ou você deseja prevenir - Primeiro, temos que ter em mente que o envelhecimento fisiológico é uma realidade. O corpo muda, algumas funções podem sim ser debilitadas mas, uma vez que encaramos esta realidade, fica mais fácil lidar com ela.

Para envelhecer com qualidade e prevenir complicações comuns da terceira idade como a perda da mobilidade em decorrência de doenças reumáticas e neurológicas, a fisioterapia precisa entrar na rotina do paciente. Se esperarmos as doenças se instalarem, a reabilitação se torna mais difícil e abre mais chances de haver complicações mais sérias e irreversíveis.

5️⃣ Doenças neurológicas e desordens neuromotoras que podem acometer diversas idades - AVE (Acidente Vascular Encefálico), esclerose múltipla, paralisia infantil, AME (atrofia muscular espinhal) e outras que prejudicam aspectos da mobilidade tem na fisioterapia um apoio importante para reabilitação e até mesmo prevenção de complicações em decorrência dessas desordens e doenças. Para isto, a fisioterapia trabalha com diversas técnicas e ferramentas.

6️⃣ É praticante de esportes e deseja melhorar seu desempenho - A fisioterapia esportiva previne lesões que podem atingir os movimentos durante a prática e treino no esporte. Além disso, amplia a capacidade do atleta de melhorar o desempenho durante a prática esportiva evitando lesões e complicações decorrentes dessas lesões.

Independente do seu caso, uma avaliação apurada precisa ser feita. Na clínica Haiquel Abjaude nós analisamos cada paciente como um todo prescrevendo um tratamento ideal para cada indivíduo.

Conheça nossa clínica. --