top of page

Quando procurar por um fisioterapeuta?

Atualizado: 4 de jan. de 2022

Esta é uma dúvida muito comum já que o fisioterapeuta ainda é visto como um profissional voltado apenas para reabilitação pós traumas ortopédicos ou para reabilitação de idosos. Mas a verdade é que o fisioterapeuta é um profissional multifacetado e neste texto vamos mostrar alguns sinais que a sua saúde pode estar mostrando de que você precisa procurar um fisioterapeuta neste momento.



Paciente durante a sessão de fisioterapia em indaiatuba na clínica Haiquel Abjaude
Paciente durante a sessão de eletroterapia em indaiatuba na clínica Haiquel Abjaude


Primeiramente, o que faz um fisioterapeuta?


O fisioterapeuta é o profissional que atua no diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios e disfunções que afetam o movimento de órgãos e sistemas humanos, como por exemplo: disfunções que afetam o sistema respiratório como a bronquite e a asma ou a perda de movimento causada por sequelas pós Acidente Vascular Encefálico (AVE, também conhecido como Acidente Vascular Cerebral - AVC).
O fisioterapeuta vai atuar garantindo que você desenvolva, recupere ou melhore o desempenho dos seus movimentos como um todo.


5 sinais de que você precisa de fisioterapia:


1. Precisa melhorar a postura



As dores na coluna são as campeãs das queixas em consultório e uma das principais causas é a má postura.


Principalmente após o início da pandemia, com o aumento do número de pessoas trabalhando em regime domiciliar, ficar sentado por horas em frente a uma tela de computador ou celular se tornou, para muitas pessoas, uma constante.


Todos os nossos hábitos em relação à postura influenciam a saúde da nossa coluna.


Com uma avaliação correta, podemos passar um tratamento individualizado e personalizado, sendo o ideal para o quadro específico deste paciente, buscando formas de ajuda-lo a ter mais consciência corporal e corrigir a postura através de exercícios e outras modalidades de tratamento cabíveis à cada caso.

Para viver livre das dores nas costas e melhorar a postura, os fisioterapeutas da clínica Haiquel Abjaude possuem uma variedade de conhecimentos técnicos e ferramentas para atuar tanto no alívio da dor quanto na correção da postura.

2. Alívio de dores musculares:

Muitas vezes, a dor muscular advém de uma má postura praticada por muito tempo. Da mesma forma, será feita uma avaliação para reconhecer o caso específico daquele paciente. Mas um dos tratamentos possíveis para dores musculares é a terapia manual.


Ao contrário do que muitas pessoas pensam, terapia manual não é massagem, e sim uma série de mobilizações que visam restaurar a funcionalidade dos músculos.


Dentro da fisioterapia temos diversas ferramentas que podem ser combinadas entre si para contribuir para a melhora do caso de cada paciente. Tudo isso é avaliado para que o melhor tratamento seja iniciado.


3. Possui doenças respiratórias ou precisa recuperar a função pulmonar pós-COVID


No caso das doenças respiratórias, a fisioterapia ajuda na recuperação da capacidade respiratória, afetada por doenças como a bronquite e pneumonia, por exemplo.


Agora com a COVID-19, a reabilitação respiratória está sendo cada vez mais necessária já que o vírus não só compromete a capacidade do pulmão como também algumas funções motoras e a fisioterapia pode ajudar na reabilitação da função pulmonar.


Dessa forma, a fisioterapia não só reabilita mas também evita complicações em decorrência dessas doenças.

Depoimento de paciente após consulta na Clínica de Fisioterapia Haiquel Abjaude
Depoimento de paciente após consulta na Clínica de Fisioterapia Haiquel Abjaude

4. Pratica um esporte e deseja melhorar seu desempenho:


Você não precisa esperar se lesionar para buscar a fisioterapia. Na verdade, você pode prevenir lesões e ainda melhorar seu desempenho.


Na prática do esporte, a fisioterapia pode atenuar os efeitos de algumas lesões que o praticante já possui como também pode atuar trabalhando para desenvolver e fortalecer melhor as habilidades motoras do atleta.


5. Quer manter seus movimentos e evitar a senilidade


A senescência é sobre esse envelhecimento saudável, sem patologias instaladas. Já a senilidade fala de um envelhecimento que pode ser mais difícil pois as patologias que, geralmente, acometem a terceira idade estão presentes causando debilidades.

A fisioterapia gerontológica atua em todas as áreas da prevenção e reabilitação para pessoas na fase da terceira idade. Aqui, o foco será investir nos funcionalidades do corpo, prevenindo complicações severas decorrentes do desgaste dos sistemas e órgãos para que o idoso possa ter mais qualidade de vida e autonomia.


Como escolher um fisioterapeuta?


A profissão é reconhecida nacionalmente desde 1969 e só pode ser exercida por profissional com diploma de ensino superior de fisioterapia em instituição reconhecida pelo MEC e é obrigatório ter registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO).


Saiba disto antes de se consultar com um fisioterapeuta: para atuar como fisioterapeuta, o profissional precisa ser formado em curso superior de fisioterapia reconhecido pelo MEC e é obrigatório ter registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO).

Desta forma, você está assegurado de que o profissional que está cuidando da sua saúde é um profissional qualificado e que precisa se comportar de maneira responsável perante a execução do seu trabalho.


Quando você procura pelo serviço da fisioterapia você precisa se certificar não somente de que os profissionais estão munidos das técnicas e ferramentas adequadas mas também da escuta necessária para que o tratamento ocorra com qualidade.


Preciso de encaminhamento médico para procurar um fisioterapeuta?


Já falamos em outro post aqui sobre a necessidade ou não do encaminhamento médico para que você possa se consultar com o fisioterapeuta e a resposta é não, não precisa.


O exercício da profissão de fisioterapeuta é exclusivo do profissional formado em fisioterapia, permitindo que somente este profissional possa diagnosticar, prescrever e executar o tratamento indicado para o paciente.


Fisioterapia em Indaiatuba, onde encontro uma clínica que pode me ajudar com meu caso?


Em Indaiatuba, a Clínica de fisioterapia Haiquel Abjaude atende as seguintes áreas:

Esportiva

Gerontologia

Neurofuncional

Neuropediátrica

• Respiratória

• Traumato -ortopédica


Dentre as diversas ferramentas e técnicas que possuímos, destacamos: terapia manual, drenagem pré e pós operatório e também reabilitamos através da equoterapia e TheraSuit.


Nos deixe um comentário sobre o que você achou dessas informações e entre em contato conosco para agendar a sua avaliação gratuita com um de nossos fisioterapeutas.


Até mais! Equipe Haiquel Abjaude.





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page